Marketing como Filosofia de Gestão. Actual Conceito de MKT, Funções do MKT e seu Enquadramento na Empresa.
As Especificidades do MKT de Serviços
Marketing Business to Business
MKT Internacional
Mercado
Definição
Dimensão, estrutura e ciclo de vida
Factores de Evolução dos Mercados
Análise da Concorrência
Avaliação do ambiente externo e da organização face ao Mercado
Análise SWOT
Da Segmentação do Mercado à Definição da Estratégia
MKT Research e definição de opções estratégicas: fontes de mercado, alvos e posicionamento
Estudos de Mercado
Estudo do Comportamento do Consumidor – Psicologia do Acto de Compra
Psicologia do Acto de Compra – variáveis explicativas individuais e psico-sociológicas
A Motivação para a Compra
Processo de Decisão de Compra
Produtos de Consumo tangíveis, com alta componente de serviço (cafés, restaurantes)
Serviços de Aluguer (rental e leasing) para bens individuais
Serviços nos quais o consumidor adquire o direito de compartilhar uma instalação física (hotéis, espectáculos, museus, correios, transportes públicos)
Serviços profissionais dirigidos ao consumidor individual (output = capacidades humanas) – exº serviços médicos, bombeiros, etc.
Serviços dirigidos não aos utilizadores, mas aos seus bens (jardinagem, limpeza, parques de estacionamento, estações de serviço)
Serviços dirigidos à protecção de bens (polícia, banca, seguranças)
Conjunto de serviços envolvendo um package de serviços de carácter profissional e instalações (escolas, excursões turísticas, etc)